O Projeto

May 1, 2018

Conheça nas linhas a seguir o projeto de plantação de igreja direcionado pela Surf Church Porto.

 

 

Apresentação Geral

O Projeto Surf Church em Viana do Castelo refere-se à plantação de uma igreja evangélica na região norte de Portugal (Minho-Lima) conhecida pela Aliança Evangélica Portuguesa como “Quinto Minguante” (devido à área territorial lembrar a fase da lua, e por ser uma região com diminuição de igrejas e evangélicos nos últimos cinco anos). Este projeto têm sido sonhado pela Surf Church Porto, que serve à nova geração portuguesa e européia de um modo bastante efetivo e peculiar na propagação do Evangelho.

 

Surf Church Porto

A Surf Church Porto é parte de um movimento de igrejas chamado “Beach Friendly Churches”, que são comunidades evangélicas conectadas à cultura da praia e do surfista. Este movimento tem mais de 20 anos, nasceu com a missão Christian Surfers International, que já catalogou mais de mil “beach friendly churches” no mundo - inclusive em países fechados ao Evangelho. No Brasil há apenas uma em Florianópolis - SC. Cada igreja é independente e mesmo a missão CSI não possui qualquer ingerência sobre estas comunidades. No entanto, há um network que propicia encorajamento e troca de experiências. A Surf Church Porto tem pouco mais de 3 anos de atividade, conta com 70 pessoas, entre jovens e adultos, surfistas e não surfistas, além de crianças, e tem se mostrado uma igreja sadia e em crescimento. Para os padrões de Portugal, pode ser considerada uma igreja grande. Está na visão de seus missionários inaugurar um centro de formação para pastores de Beach Friendly em Portugal dentro de três anos, visando a multiplicação de pastores para novas igrejas. O alvo da SC Porto é plantar 50 igrejas na costa portuguesa em 15 anos. Um dos locais a ser alcançado é Viana do Castelo, razão deste projeto.

A igreja é liderada pelos missionários Troy e Michelle Pitney (EUA), Samuel e Claudia Cianelli (Brasil) e Dustin e Mia Waters (Alemanha).

 

Justificativa

A região norte de Portugal é uma das mais necessitadas de presença cristã, com um número bastante reduzido de igrejas evangélicas, e nas poucas que existem quase não há crianças, adolescentes e jovens - solteiros ou casados. O continente europeu está no mapa de missões globais como um local pós-cristão, assolado pelo secularismo, e em franco crescimento de agnósticos e ateus. O velho mundo que foi berço da Reforma Protestante e de tantos movimentos marcantes do Espírito de Deus assiste hoje de um modo quase inerte a morte de igrejas locais e a transformação de seus ambientes de culto em bares, estúdios, livrarias e patrimônios culturais. Nos últimos 15 anos, mais de 500 igrejas evangélicas fecharam suas portas em Portugal, reduzindo seu número a menos de 1000 comunidades locais. Em contrapartida, percebe-se o interesse entre os jovens por uma experiência espiritual genuína, em rompimento com o catolicismo romano dos pais e avós. Há uma sede por transcendência e significado. A visão do projeto é alcançá-los com o poderoso Evangelho de Jesus Cristo e estabelecer uma igreja saudável que sirva de testemunho vivo do Reino de Deus de modo a transformar a realidade portuguesa a partir da nova geração, glorificando a Deus naquela localidade.


 

A Cidade

Viana do Castelo é tanto o nome do Distrito (Estado) como o nome do Município/Concelho (Cidade).

 

Dados gerais:

  • População: 40 mil habitantes na área central

  • Economia: indústria naval, equipamentos eólicos, indústria alimentícia, têxtil, celulose e serviços

  • Educação: além do ciclo normal do ensino fundamental ao secundarista, a cidade apresenta algumas opções de cursos politécnicos, de ensino superior e programas de pós-graduação. É um local de estudantes, ainda que não seja o polo acadêmico principal do país.

  • Área: 314 km²

  • Orla: 24 km

 

Características favoráveis:

  • A cidade sedia 2 campeonatos de surf de importância continental e mundial

  • Lá está o primeiro Centro de Alto Rendimento do país para a descoberta e desenvolvimento de talentos do surf, bodyboard, SUP e kite surf, inaugurado pela prefeitura de Viana do Castelo

  • A região é muito conhecida pelos praticantes de esportes marítimos, com forte incentivo local

  • A “primavera” dos esportes radicais no país, especialmente o surf, com o melhor momento de seus representantes na primeira divisão do Circuito Mundial da WSL em toda a história de Portugal influencia a cultura jovem de um modo bastante significativo

  • Vê-se crescimento de escolas de Surf em todo o país (um curso de Pós-Graduação em Surf numa universidade do Porto tem credenciado professores e profissionalizado a atividade de Instrutor de Surf, que só cresce)

  • O aumento de simpatizantes do esporte, especialmente nas cidades litorâneas

  • A característica bem própria da tribo do surf, que é geralmente marcada pela observação da natureza, senso de transcendência, da existência de um “Ser superior” e da busca por uma experiência interior que confira sentido à vida. Há uma ponte de conexão por meio da qual se pode pregar o Evangelho (fator Melquisedeque)

  • Um grupo base já está se reunindo para adorar ao Senhor, pregar o Evangelho e funcionar como igreja na casa de um casal de cristãos maduros que abriu o seu lar generosamente para este trabalho. As reuniões semanais começaram em julho, dando início oficial à Surf Church Viana do Castelo. O casal que iniciou o processo de plantação da igreja procurou a liderança da Surf Church Porto tendo em vista alcançar este público jovem e esportista que, quer por motivos culturais ou preconceitos, dificilmente procuraria uma igreja mais tradicional. Esta iniciativa tem encontrado lugar naquele contexto, alcançando mais gente para Cristo.

 

Desafios:

  • Quantidade de habitantes por igreja: 13.178

  • Tamanho médio de igrejas: 28 membros

  • Média de idade dos membros: 45 anos

  • Média de idade dos pastores: 52 anos

  • Média de batismos dos últimos dois anos por igreja: 1

  • Número de evangélicos estimado na freguesia: 537

  • Porcentagem de evangélicos: 0,21%

  • Nos últimos 8 anos fecharam 38 igrejas na região do Quinto Minguante, da qual Viana do Castelo faz parte

  • Num ranking de maior carência de presença evangélica, Viana do Castelo ocupa a sexta posição no país, sendo a primeira se considerarmos as cidades litorâneas do continente

 

As informações acima são da Assessoria de Missões da Aliança Evangélica Portuguesa (AMIS).

 

Objetivo do Projeto

Plantar uma igreja centrada no Evangelho que se proponha a ser Cristocêntrica, Bíblica, Hospitaleira e Missional, comprometida com o Reino de Deus e que seja instrumento de um avivamento espiritual a partir da nova geração. Uma comunidade de fé e adoração conectada à tradição protestante evangélica e atenta à realidade cultural para o exercício da Missão de Deus.


 

  • Cristocêntrica: fundamentada em Jesus Cristo, Sua pré-existência, encarnação, obra redentora, segunda vinda, ordenanças e missão; adoradora e imitadora de Jesus

  • Bíblica: que estrutura a sua fé, doutrina, teologia e vida a partir da Bíblia Sagrada

  • Hospitaleira: intencionalmente acolhedora, receptiva, terapêutica e serva das pessoas, crente na graça dos relacionamentos no Corpo de Cristo

  • Missional: engajada na Missão de Deus para com o ser humano e a cultura a partir da compreensão da Redenção e do Reino, visando abençoar todas as famílias da terra multiplicando discípulos e igrejas de Cristo.

 

Público Alvo

Todas as pessoas são bem vindas. A igreja de Cristo é rica em diversidade e, nEle, somos um só Corpo, de maneira heterogênea. O Novo Testamento aponta claramente para esta direção, nos ensinando que em Cristo a barreira de separação entre os homens foi desfeita (Ef 2). Porém, em virtude do vazio representativo de convertidos entre 14 - 40 anos, por uma questão de estratégia e característica do movimento, pretende-se preencher esta lacuna (como já vem fazendo a Surf Church Porto). Deste modo, o Evangelho de Jesus é apresentado ao norte de Portugal e a todas as pessoas a partir das estratégias do surf, skate e atividades comuns aos estudantes, visando alcançar famílias e gente de todo tipo. Estas são tribos icônicas de uma geração inalcançada no país.

Plano de Trabalho

A partir do grupo base formado por missionários e pelo casal cooperador da localidade o projeto se desenvolverá com a devida aculturação. Seguiremos a direção da Surf Church Porto que será a igreja-mãe, e autoridade sobre a nova igreja. O plano envolverá evangelismo por relacionamentos, jantares semanais com testemunho do Evangelho, ministério do surf, reuniões com música, orações e Palavra, estudos bíblicos, discipulado e serviço à comunidade em frentes de grande necessidade, onde a igreja possa corresponder com amor e graça.

Metodologia: Acolher, Falar e Servir

"...mas as multidões ficaram sabendo e o seguiram. Ele [Jesus] as acolheu, e falava-lhes acerca do Reino dos céus e curava os que precisavam de cura." Lucas 9.11

Estas três palavras expressam o epicentro do ministério de Jesus junto ao povo, manifestando o amor acolhedor de Deus Pai, proclamando o Reino e intervindo como Servo nas enfermidades das pessoas. Nossa missão cristã implica acolher pessoas, falar com elas acerca do Reino de Cristo e servir-lhes de modo prático e terapêutico em suas necessidades.

Seja nosso parceiro!

O orçamento médio para uma família estrangeira viver em Portugal com duas crianças provisionando um valor para o caso de precisar retornar ao Brasil numa emergência, é de € 2.300,00. Este valor já considerando as despesas de aluguel, saúde e manutenção familiar costumeira.

 

Se a visão deste projeto corresponde ao que Deus põe em seu coração e você deseja cooperar conosco e com Deus nesta obra de Redenção para o velho continente, será um prazer compartilhar os frutos com você. Entre em contato conosco!

 

"Dêem honra ao Senhor; anunciem a sua glória nas terras do mar." Isaías 42.12

 

Doações e Parcerias

Banco Bradesco

Ag 2209

CC 31160-0

Marcelo Oliveira Ferreira ou Marjorie Passos Parada Ferreira

(19) 996047407

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Aprendendo com os pássaros

September 30, 2019

O Projeto

May 1, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload