O Projeto

May 4, 2020

Conheça nas linhas a seguir o projeto que temos desenvolvido no ministério em Portugal.

 

 

Apresentação Geral

 

O Projeto Surf Church em Viana do Castelo refere-se à plantação de uma igreja evangélica na região norte de Portugal (Minho-Lima) conhecida pela Aliança Evangélica Portuguesa como “Quinto Minguante” (devido à área territorial lembrar a fase da lua, e por ser uma região com diminuição de igrejas e evangélicos nos últimos anos). Este projeto foi sonhado pela Surf Church Porto, que serve à nova geração portuguesa e européia de um modo bastante peculiar na propagação do Evangelho. Saiba mais em https://wwww.surfchurch.pt/ 

 

 

Surf Church Movement

 

Há cinco anos atrás um grupo de missionários iniciou a Surf Church Porto. O grupo cresceu a partir de uma casa e de ações de alcance e conectou-se ao movimento de igrejas chamado “Surf Church Collective" (https://surfchurchcollective.com/worldwide), que é uma rede de comunidades evangélicas conectadas à cultura da praia e do surfista. Abaixo está o mapa onde estas comunidades estão ativas:

 

 

Este movimento surgiu há mais de 20 anos, como consequência da missão Christian Surfers International, e tem trabalhado não apenas o evangelismo de uma tribo, mas também o discipulado cristão ao redor do mundo - inclusive em países fechados ao Evangelho. Cada igreja é independente e a Surf Church Collective não possui qualquer ingerência sobre estas comunidades. Não é uma denominação. No entanto, há um network que propicia encorajamento e troca de experiências.

 

 

Foi da Surf Church Porto, que tem pouco mais de 5 anos de atividade, que nasceu a Surf Church Viana. Estas duas igrejas estão conectadas à rede mundial SCC e representam, em Portugal, o Surf Church Movement. Agora no meio do ano nascerá a terceira igreja, em Leça da Palmeira, com mais uma equipe que sai da Surf Church Porto. E no final deste ano ou início de 2021 inauguraremos o instituto para plantadores de igreja Church Planters Initiative (https://surfchurch.pt/cpi/). O objetivo é multiplicar líderes que plantem 50 igrejas na costa portuguesa em 15 anos.

 

O Surf Church Movement é liderado pelos missionários Troy e Michelle Pitney (EUA). A equipe, que está dividida em três cidades, é constituída por: Samuel e Claudia Cianelli (Brasil), Greg e Jen (EUA), Denis Couto (Portugal), Katherine Grabher (EUA), Mazinho e Mara (Brasil), Nuno e Gilberta Moleira (Portugal), Benjamin Forster (Alemanha) e nós, Marcelo e Marjorie Ferreira (Brasil).

 

 

Justificativa

 

A região norte de Portugal é uma das mais necessitadas de presença cristã evangélica. Com um número bastante reduzido de comunidades, nas poucas que existem quase não há crianças, adolescentes e jovens. Em termos continentais, a Europa está no mapa de missões globais como um local pós-cristão, assolado pelo secularismo, e em franco crescimento de agnósticos e ateus. O velho mundo que foi berço da Reforma Protestante e de tantos movimentos marcantes do Espírito de Deus assiste hoje a morte de igrejas locais e a transformação de seus ambientes de culto em bares, estúdios, livrarias e patrimônios culturais. Porém, ainda assim, o Senhor tem soprado e novos movimentos de renovação da fé genuína têm surgido.

 

No caso de Portugal, pode-se dizer que a Reforma nem chegou. O cinturão católico romano predominante na Itália e Espanha impediu que a mensagem cristocêntrica e focada na autoridade das Escrituras, na Graça de Deus e Sua glória chegasse às terras portuguesas. A própria posição geográfica de Portugal não lhe deu a oportunidade de ouvir o que os reformadores estavam redescobrindo. Mais recentemente, no século passado, esta terra viveu sob a ditadura mais longa do século no regime de Salazar, que tinha como lema "se és português, és católico". Há pouco mais de meio século que as missas passaram a ser feitas na língua portuguesa - antes disso eram em latim. Assim, o tradicionalismo impera no país, percebido em suas construções antigas de catedrais e igrejas em todas as freguesias. A lealdade à igreja de Roma, o culto a Fátima e de outros santos se misturam à própria cultura do país, e esta religiosidade ou preenche todo o imaginário religioso das pessoas ou faz com que elas queiram distância completa do cristianismo. Os evangélicos são pouco conhecidos e percebidos, pois representam menos de 1% da população do país. A maior força evangélica está no sul, na região de Lisboa.

 

Nos últimos 15 anos, mais de 500 igrejas evangélicas fecharam suas portas em Portugal, reduzindo seu número a menos de 1000 comunidades locais. Em contrapartida, percebe-se Deus agindo e chamando pessoas para Ele. Há uma sede por transcendência e significado em muitas pessoas, e um flerte com as filosofias orientais entre as novas gerações. Os resultados são lentos e é preciso paciência e persistência, além de oração e poder espiritual. A visão do projeto é estabelecer uma igreja saudável que sirva de testemunho vivo do Reino de Deus de modo a transformar pessoas e a realidade portuguesa, glorificando a Deus nesta localidade.


 

 

A Cidade

 

Viana do Castelo é tanto o nome do Distrito (Estado) como o nome do Município/Concelho (Cidade).

 

Dados gerais:

  • População: 90 mil habitantes na área toda

  • Economia: indústria naval, equipamentos eólicos, indústria alimentícia, têxtil, celulose e serviços

  • Educação: além do ciclo normal do ensino fundamental ao secundarista, a cidade apresenta algumas opções de cursos politécnicos de ensino superior e programas de pós-graduação. São as faculdades mais práticas, não tanto voltadas à pesquisa e carreira acadêmica. Ainda assim, é um local de muitos estudantes.

  • Orla: 24 km

 

Características favoráveis:

  • A cidade sedia 2 campeonatos de surf de importância continental e mundial

  • Lá está o primeiro Centro de Alto Rendimento do país para a descoberta e desenvolvimento de talentos do surf, bodyboard, SUP e kite surf, inaugurado pela prefeitura de Viana do Castelo

  • A região é muito conhecida pelos praticantes de esportes marítimos, com forte incentivo local

  • A “primavera” dos esportes radicais no país, especialmente o surf, com o melhor momento de seus representantes na primeira divisão do Circuito Mundial e a fama das ondas gigantes em Nazaré - o que influencia a cultura jovem de um modo bastante significativo

  • Vê-se muitas escolas de Surf em todo o país regularizadas pela Federação (um curso de Pós-Graduação em Surf numa universidade do Porto tem credenciado professores e profissionalizado a atividade de Instrutor de Surf, que só cresce)

  • A cidade é um dos trajetos para Santiago de Compostela, e portanto recebe muitas pessoas de vários países, dando-lhe uma característica acolhedora aos de fora e aos imigrantes que chegam para viver

  • A igreja funciona numa casa, em ambiente muito acolhedor e favorável ao relacionamento, o que é de suma importância para o contexto

Desafios:

  • Quantidade de habitantes por igreja: 13.178

  • Tamanho médio de igrejas: 28 membros

  • Média de idade dos membros: 45 anos

  • Média de idade dos pastores: 52 anos

  • Média de batismos dos últimos dois anos por igreja: 1

  • Número de evangélicos estimado no concelho: 600

  • Porcentagem de evangélicos: 0,21%

  • Nos últimos 8 anos fecharam 38 igrejas na região do Quinto Minguante, da qual Viana do Castelo faz parte

  • Num ranking de maior carência de presença evangélica, Viana do Castelo ocupa a sexta posição no país, sendo a primeira se considerarmos as cidades litorâneas do continente

 

As informações acima são da Assessoria de Missões da Aliança Evangélica Portuguesa (AMIS).

 

 

Nosso do Projeto

 

Com a bagagem que temos de 15 anos pastoreando igrejas locais no Brasil e sempre envolvido com a reflexão teológica sobre plantação de igrejas, nosso projeto é cooperarmos efetivamente na plantação de igrejas centradas no Evangelho e no suporte e desenvolvimento de lideranças saudáveis para o Corpo de Cristo.

 

Quando digo "igrejas centradas no Evangelho" penso em comunidades de fé que se proponham a ser Cristocêntricas, Bíblicas, Hospitaleiras e Missionais, comprometidas com o Reino de Deus e Sua glória, e que sejam instrumentos de um avivamento espiritual no país. Assim descrevo estes quatro pilares:

  • Cristocêntricas: fundamentadas em Jesus Cristo, Sua pré-existência, encarnação, obra redentora, segunda vinda, ordenanças e missão; adoradora e imitadora de Jesus

  • Bíblicas: que estruturam a sua fé, doutrina, teologia e vida a partir da Bíblia Sagrada

  • Hospitaleiras: intencionalmente acolhedoras, receptivas, terapêuticas e servas das pessoas, crentes na graça dos relacionamentos no Corpo de Cristo

  • Missionais: engajadas na Missão Global de Deus para com o ser humano e a cultura a partir da compreensão da Redenção e do Reino de Deus, visando abençoar todas as famílias da terra multiplicando discípulos e igrejas de Cristo para a Sua glória.

Hoje, atuamos em Viana do Castelo, na Surf Church Viana. Além disso, tenho trabalhado como professor colaborador do Instituto Alvo Portugal, para o desenvolvimento de líderes leigos para a igreja portuguesa e nos Podcasts do mesmo instituto.

 

 

 

Nosso Público Alvo

 

A igreja de Cristo é rica em diversidade e, nEle, somos um só Corpo, de maneira heterogênea. O Novo Testamento aponta claramente para esta direção, nos ensinando que em Cristo a barreira de separação entre os homens foi desfeita (Ef 2). Assim, a Igreja une ao invés de segmentar. Porém, em virtude do vazio representativo de convertidos entre 14 - 40 anos, por uma questão de estratégia e característica do movimento, pretende-se preencher esta lacuna de modo mais intencional. Deste modo, o Evangelho de Jesus é apresentado ao norte de Portugal e a todas as pessoas indistintamente, a partir das estratégias esportivas, música, noites criativas e atividades comuns aos estudantes, visando alcançar famílias e gente de todo tipo.

 

Atividades Desenvolvidas

 

A partir do grupo base formado por missionários e pelo casal cooperador da localidade o projeto se desenvolve, hoje, com a devida aculturação. Temos percebido que o relacionamento é a palavra chave. A mentalidade européia trabalha de forma diferente do que estamos acostumados no Brasil, e precisamos conquistar a confiança das pessoas e o direito de sermos ouvidos. 

  • ​Cultos de Domingo: na casa, almoçamos juntos, celebramos a Ceia, depois introduzimos o tempo de louvor e ensino da Palavra de Deus

  • Encontros semanais de equipe: oramos e definimos tarefas semanais

  • Reuniões de oração semanais com a igreja

  • Estudo bíblico semanal com um grupo pequeno

  • Encontro de mulheres quinzenal

  • Liderança do ministério infantil todas as semanas

  • Liderança de louvor e adoração quinzenal

  • Reuniões mensais com a equipe de missionários Surf Church Movement

  • Podcasts quinzenais do Instituto Alvo

  • Surf Camps no verão

  • Pastoreio em geral de pessoas

  • Conexões atentas do dia a dia

  • Projetos pessoais de escrita e música que correm em paralelo

 

 

Metodologia: Acolher, Falar e Servir

"...mas as multidões ficaram sabendo e o seguiram. Ele [Jesus] as acolheu, e falava-lhes acerca do Reino dos céus e curava os que precisavam de cura." Lucas 9.11

Estas três palavras expressam o epicentro do ministério de Jesus junto ao povo, manifestando o amor acolhedor de Deus Pai, proclamando o Reino e intervindo como Servo nas enfermidades das pessoas. Nossa missão cristã implica acolher pessoas, falar com elas acerca do Reino de Cristo e servir-lhes de modo prático e terapêutico em suas necessidades.

 

Seja nosso parceiro!

 

O orçamento ideal para uma família estrangeira viver em Portugal com três crianças (em outubro nasce um bebê!) provisionando um valor para o caso de precisar retornar ao Brasil numa emergência, é de € 2.100,00. Isto seria o ideal, mas nunca vivemos dentro deste padrão aqui - sempre aquém. Porém, a partir de julho deste ano nossa renda cairá significativamente, devido ao fim de alguns compromissos de parceiros. Para o segundo semestre temos o equivalente a 63% de nosso sustento. O que é mais difícil aqui é o aluguel, que consome muito. 

 

Se a visão deste projeto corresponde ao que Deus põe em seu coração para o alcance da Europa e Portugal, e você deseja cooperar conosco e com Deus nesta obra de Redenção para o velho continente, será um prazer compartilhar os frutos com você. Entre em contato conosco! Na final da pagina do nosso site (www.familiaferreira.org) há algumas maneiras de como você pode se juntar a nós!

 

"Dêem honra ao Senhor; anunciem a sua glória nas terras do mar." Isaías 42.12

 

Graça e paz de Jesus!

Marcelo, Marjorie, Liz e Iris

 

prmarceloferreira@gmail.com

marjorieparada@hotmail.com

@familia.ferreira.pt (Instagram)

 

Please reload

Our Recent Posts

O Projeto

May 4, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

Perfil_FF.png
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

contato@familiaferreira.org

OFERTE EM NOSSO MINISTÉRIO:

Banco Bradesco   Ag 2207   CC 31160-0

Caixa Econômica Federal   Ag 4225   OP 001   CC 20949-2

Millennium BCP   IBAN PT50   0033 0000 45561925582 05   SWIFT BCOMPTPL

SEPAL (Boletos e Cartão de Crédito)   contato@sepal.org.br   (11) 5523-2544  

Marcelo Oliveira Ferreira CPF 307.299.078-64