Buscar
  • Marcelo Ferreira

Encontrei Deus no caminho de Santiago



Peregrinava eu pelo caminho galego, rumo a Santiago de Compostela.Dei-me de frente com Deus. Eh, pá! Confesso, não estava a espera. Ao menos tão cedo.

- Mas, já? Tenho só trinta anos, Senhor!Rindo imenso, Ele respondeu-me: - O que é que estás a dizer? Posso ir contigo? - Pois, sim! Respondi, ressabiado.

Lá fomos. O primeiro quilómetro… E só silêncio.

“O que quer Ele comigo?”, pensei, enquanto ouvia os nossos pés a pisar as folhas secas do caminho. Ousei mirar a Sua face. O reflexo do sol era demasiado forte. Mas reparei nasilhueta das bochechas saltadas, o ar de satisfação. Deus parecia feliz por caminhar comigo.

- E então, que viestes fazer cá? Perguntei para quebrar o silêncio. - Vim ter contigo! - Ok. Já que vieste... poderias me responder algumas perguntas? - Nem todas as respostas tu podes suportar… Mas, força!

“E agora?”, refleti. Gostava de perguntar coisas que não percebo na minha própria história.Gostava de ter respostas para dúvidas do momento. Gostava de saber como me possopreparar para uma boa reforma. Gostava de saber sobre o sentido da vida, as injustiças e,talvez, o porquê da morte. Mas... Nada de me mostrar vulnerável. No arquivo da mente a pergunta clássica surgiu:

- Se Tu existes, por que é que há fome na África? Um sorriso de respiro, três palmadinhas nas minhas costas e a irónica, porém mansa voz ecoou: - Uau! Estás de parabéns!!! Não imaginava que terias uma análisepolítica-econômica-social tão aguçada dos problemas do planeta, nem que me trarias uma pauta tão inédita... Se calhar, Eu é quem te devo perguntar: se ahumanidade existe e denomina-se humana, porque é que há fome na África?

O Seu rosto virou-se lentamente para mim na luz do sol e tudo parou. Perdi o fôlego. Ele sabia sobre os meus medos e pecados, e percebia profundamente os incómodos do meucoração. Mas não fui julgado. Senti-me amado.

Após o slow motion que desnudou os meus segredos, Ele continuou:

- Tu precisas conhecer-Me melhor. Precisas relacionar-te comigo como filho. Verás que não precisas de todas as respostas. A propósito do caminho: sabes com quem São Tiago caminhava todos os dias e a Quem adorava?

0 visualização
Perfil_FF.png
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

contato@familiaferreira.org

OFERTE EM NOSSO MINISTÉRIO:

Banco Bradesco   Ag 2207   CC 31160-0

Caixa Econômica Federal   Ag 4225   OP 001   CC 20949-2

Millennium BCP   IBAN PT50   0033 0000 45561925582 05   SWIFT BCOMPTPL

SEPAL (Boletos e Cartão de Crédito)   contato@sepal.org.br   (11) 5523-2544  

Marcelo Oliveira Ferreira CPF 307.299.078-64